Os Lípidos

Os lípidos tem um alto valor energético, os vegetais mais ricos em ácidos gordos insaturados, parecem ser as gorduras mais utilizadas como nutrientes durante o exercício físico, dai ser mais importante comer mais vegetais do que a carne, deste modo o aluno deve ingerir mais gorduras vegetais pois são ricas em ácidos gordos insaturados menos maléficos para o organismo humano, no entanto existem excepções como o caso da gordura do peixe, pois é pobre em colesterol e em ácidos gordos saturados e rico em ácidos gordos insaturados.

Podemos dizer que 85% do total das necessidades energéticas da fibra muscular são dadas pelos ácidos gordos, comparticipando a glucose com os restantes 15%.

A situação modifica-se quando o músculo entra em actividade. De acordo com o tipo de exercício (e em especial, consoante a sua intensidade e duração), metabolismo será de predomínio de açúcares e gorduras.

  • Exercícios de intensidade ligeira e moderada:
  • Predomínio da utilização dos ácidos gordos;
  • Utilização da glucose na fase inicial e, nas fases seguintes, utilização progressiva dos ácidos gordos;
  • O processo é aeróbio (reacções em presença de oxigénio).
    • Exercícios de intensidade elevada:
  • Predomínio da utilização do açúcar;
  • Crescente utilização de ácidos gordos progressivamente com a duração do esforço;
  • Preponderância do processo anaeróbio (reacções sem presença de oxigénio).

Se tomarmos como exemplo uma corrida quanto mais curta e intensa esta for, maior será a utilização dos açúcares e menor a de ácidos gordos. Inversamente serão gastos mais ácidos gordos se a corrida for longa e o seu ritmo for moderado, como numa corrida de fundo, em que, conforme os quilómetros vão passando, maior é a percentagem de ácidos gordos utilizados. Com o treino proveniente das aulas vai haver tendência para cada vez se pouparem mais os açúcares e se utilizarem mais ácidos gordos, pois as reservas destes são grandes, enquanto as dos açúcares podem esgotar-se rapidamente.