Água
Nutriente essencial (a vida está dependente da água). A Água transporta nutrientes e produtos excretados; ajuda a formação da estrutura de moléculas maiores; participa activamente em muitas reacções químicas; é solvente de minerais, vitaminas, aminoácidos e açúcares; actua como lubrificante e “efeito de almofada” nas articulações; ajuda na regulação da temperatura; e manutenção do volume corporal.
A actividade física pode levar a um esgotamento das reservas de água no nosso corpo, devido às perdas deste liquido pelo suor e pelas vias respiratórias. O suor é composto por 99% de água e nutrientes como o sódio e cloro e em quantidades muito pequenas de potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco. Deste modo o rendimento na pratica de actividade física diminui à medida que se vais instalando um défice de hidratação do nosso organismo.
A nutricionista Marcia Onzari refere que se deve adicionar um pouco de açucar à bebida, já que este ajuda o organismo a assimilar a àgua e o sódio com mais rapidez, já que sódio é o "ingrediente" essencial que deve estar presente na bebida para uma boa hidratação. A nutricionista refere ainda que se deve consumir liquidos frios porque assim a absorção da água acontece mais rapidamente. Outros autores referem que a reposição dos liquidos deve ser feita com a àgua ou bebidas isótonicas à temperatura ambiente. Deve-se no entanto excluir o consumo de refrigerantes, sumos de frutas ácidas (Laranjas, limões, etc.) e bebidas que contêm cafeína ou álcool, já que estes têm um efeito diurético (efeito contrário ao pretendido).
Quando há carência de água, o organismo envia Sinais de Alarme, tais como:
- Enjoos
- Fadiga
- Dores de Cabeça
- Sede
- Debilidade
- Impaciência
- Perda de apetite
- etc.
Quando estamos na presença de uma DESINDRATAÇÃO, dá-se no organismo uma reação em cadeia que tem como consequência imediata uma diminuição brusca da capacidade de contração muscular que pode ter como consequência o abandono temporário, da prática da ativiadade fisica por impossibilidade funcional do organismo.
Caso não se reponha a falta de àgua, pode-se chegar a um estado avançado de desidratação que é visível através dos seguintes sintomas:
- Visão Turva
- Pele seca e quente
- Falta de Saliva
- Taquicardia
- etc.
Em resumo
Processo da desidratação e as suas consequências
PERDA DE ÁGUA
|
V
DIMINUIÇÃO DO VOLUME SANGUÍNEO
|
V
AUMENTO DA TEMPERATURA INTERNA
|
V
O MÚSCULO NÃO RECEBE OXIGÉNIO
|
V
PERDA DE EFICIÊNCIA
|
V
ABANDONO DA COMPETIÇÃO