Alimentação e Saúde
É importante adotar um regime saudável, porque este é responsável pela nossa saúde durante toda a vida.
O corpo humano funciona como uma máquina. O músculo é como um verdadeiro mecanismo que produz trabalho mecânico a partir da transformação da energia química armanezada, que resulta da alimentação. Por isso, devemos ter cuidado, ingerindo alimentos de acordo com a roda dos alimentos.
A roda dos alimentos é uma representação gráfica, em forma de círculo, que se divide em segmentos de diferentes tamanhos – Grupos – e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. Desde a sua criação em 1977, a roda dos alimentos, foi sofrendo modificações, sendo a actual a apresentada abaixo. Assim, a “nova roda dos alimentos” é constituída por 7 grupos diferentes, devendo alguns grupos ter um maior peso na alimentação diária:
-
Cereais e derivados, tubérculos – 28%
-
Hortícolas – 23%
-
Fruta – 20%
-
Lacticínios – 18%
-
Carnes, pescado e ovos – 5%
-
Leguminosas – 4%
-
Gorduras e óleos – 2%
A água é aqui apresentada no centro da roda, por ser a base da vida e da constituição dos alimentos.
De forma a seguirmos uma alimentação saudável devemos guiar-nos pela roda dos alimentos e seguir uma alimentação:
-
Completa – comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;
-
Equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado
-
E variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.