Teste Vai-vém

Objectivo do teste:

Percorrer a máxima distância possível numa direcção e na oposta, numa distância de 20 metros, com uma velocidade cada vez maior, que vai aumentando de forma gradual, em períodos consecutivos de 1 minuto, pretendendo assim desenvolver a aptidão aeróbia.

 

Equipamento:

Superfície plana (com boa aderência), de, pelo menos 20 – 22 metros de comprimento, um leitor de CD (com marcação das cadencias, que deverá ser por minuto) pines de marcação, lápis e uma folha de registo dos resultados.

 

Realização do teste:

 Consiste na corrida progressiva de 20 metros, em vários níveis orientados por música. Neste teste, o aluno coloca-se atrás da linha de partida; ao primeiro sinal parte e deve correr pela área estipulada (percurso de 20 metros em linha recta), devendo ultrapassar ou pisar a linha antes ou quando ouvir o sinal sonoro. Ao sinal sonoro deve inverter o sentido e correr até à outra extremidade. Se o aluno atingir a linha antes do sinal sonoro, deverá esperar pelo mesmo para correr em sentido contrário. Um sinal sonoro indica o final de tempo de cada percurso e um triplo sinal sonoro (final de cada minuto) indica o final de cada patamar de esforço. Este tem a mesma função do sinal sonoro único alertando os alunos que o ritmo vai acelerar mais e que a velocidade de corrida terá de aumentar.

O teste termina quando o aluno não consegue atingir a linha em simultâneo com o sinal, devendo inverter o sentido da sua corrida, ainda que não tenha atingido a linha. Deverá permitir-se que o aluno tente acompanhar o ritmo da corrida até que falhe dois sinais sonoros (faltas) (não necessariamente consecutivos); só então deverá parar. Depois de terminar o teste deverá continuar a andar até regressar à “calma”.