Força - Extensão do tronco

Consiste em realizar a extensão do tronco a partir da posição deitado de barriga para baixo. Mede-se, em centímetros, desde o solo até à altura do queixo quando o aluno realiza a extensão máxima.

 

Equipamento: colchão, fita métrica.

 

Procedimento: Elevar a parte superior do corpo (tronco e cabeça) a partir do solo e manter-se nesta posição por algum tempo. O avaliado deve colocar-se em decúbito ventral sobre o colchão, os membros inferiores estendidos, os pés em extensão em contacto com o solo e as mãos debaixo das coxas. O queixo deve estar em contacto com o colchão. Para a execução do teste o avaliado deve elevar a cabeça e o tronco de maneira lenta e controlada, procurando alcançar a elevação máxima. Os olhos devem estar direccionados para um “objecto” colocado no tapete. Esta posição deve ser mantida por um tempo suficiente para que seja feita a leitura na escala. O valor mínimo necessário é 23 cm, só assim se estará “dentro” da zona saudável. O resultado obtido deverá ser arredondado ao centímetro. Devem ser oferecidas 2 tentativas.
 

Precauções: Antes do inicio do teste o aluno deverá realizar alguns movimentos preparatórios a fim de adaptar os grupos musculares e as articulações envolvidas ao exercício a que serão expostos.