Composição Corporal

O peso corporal tem dois componentes, o peso da massa gorda prejudicial ao nosso organismo quando em excesso, pois é massa proveniente de gorduras e o peso da massa magra, provém da massa muscular, óssea e água. Não é a quantidade total de peso que importa em termos de saúde, mas a percentagem de gordura em relação á percentagem de massa magra. Algumas pessoas são pesadas, porque tem músculos muito desenvolvidos ou uma ossatura pesada, mas não quer dizer que sejam gordas. Por outro lado, muitas estão no “ peso ideal”, mas possuem uma grande quantidade de gordura e, por isso, são consideradas obesas.

Deste modo o excesso de peso pode causar problemas num atleta, pois o aumento da massa gorda, condiciona ao organismo a ter que ter dispensar mais energia para a realização de um esforço físico, surgindo deste modo a fadiga mais rapidamente.

É fundamental então que o aluno pratique actividade física regular, pois com o efeito de uma aula desta mesma actividade vai possibilitar que o organismo utilize mais gorduras e menos açúcares, diminuindo assim a massa gorda através de exercícios aeróbios (Caminhada, Corrida, Natação, etc).

Deste modo, é fundamental manter uma composição corporal saudável para a prevenção de obesidade que está associada a um maior risco de doença das artérias coronárias, trombose e diabetes. Crianças e adolescentes com percentagem superiores a 25 e 30% para rapazes e raparigas, respectivamente, têm maior probabilidade de desenvolverem factores de risco primários de doenças da artéria coronárias, tais como a hipertensão e o colesterol elevado.

A composição corporal pode ser realizada através do:

  • Método das Pregas Adiposas;
  • Balança (espcífica para o efeito);
  • Outra forma (com algum erro é através do IMC).

Crie o seu site grátis Webnode