A bateria de testes de Fitnessgram teve origem nos Estados Unidos da América e foi elaborada por uma equipa de cientistas coordenados por Steven Blair do “Cooper Institute”. Esta bateria de testes inclui uma variedade de testes físicos, relacionados com a saúde, designados para avaliar a aptidão cardio-respiratória, a força muscular, a resistência muscular, a flexibilidade e a composição corporal. Conforme, podemos observar no quadro seguinte:

 

          Componentes de aptidão física

Itens (testes) propostos

Aptidão aeróbia

Vai - Vêm

Composição corporal

Medição das Pregas ; IMC

Aptidão muscular:

Força abdominal e resistência

Abdominais

Força e flexibilidade do tronco

Extensão dos Tronco

Força Superior

Extensão dos Braços

Flexibilidade

Senta e alcança ; Flexibilidade de ombros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Fitnessgram é um programa de educação da aptidão física para a saúde, tendo sido desenvolvido para auxiliar o Professor de Educação Física na avaliação e educação da aptidão e actividade física de crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, isto é, crianças e jovens do ensino básico e secundário.

Este programa organiza-se segundo os conceitos da aptidão física orientada para o desenvolvimento harmonioso do aluno, através da participação num vasto leque de propostas de actividade física agradáveis e divertidas, contendo os testes de aptidão física mais adaptados a estas idades e avaliando o desempenho em 3 zonas distintas, a primeira em que o aluno “Necessita Melhorar”, a segunda identificando a “Zona Saudável” e a última “Acima da Zona Saudável”. Com base nestes resultados, o Fitnessgram gera relatórios individualizados no que diz respeito a cada avaliação, com a respectiva classificação numa das três zonas, e a cada desempenho está associado um aconselhamento personalizado.

A habitual selecção deste programa baseia-se, provavelmente, no facto deste se adequar aos princípios de educação da Aptidão Física, dado que o sistema de avaliação que compreende está associado a critérios referenciados á saúde que se baseiam na perspectiva de programas de aptidão física funcionarem como um elemento motivador ou de incentivo para um estilo de vida activo, ou ainda como um instrumento cognitivo, para informar as crianças e adolescentes acerca das implicações que a aptidão física e actividade física regular tem para a saúde.